top of page

Museus da Europa



Um dos principais critérios para avaliar a cultura de um povo é o quanto a Arte está presente na vida de cada cidadão. Já estive em muitos lugares do mundo prestigiando a Arte, mas nenhum deles me tocou tanto como os museus europeus. A Europa respira arte! As crianças desde muito cedo têm contato com a arte. É expressivo o número de pessoas que tocam um instrumento musical, que têm, antes mesmo da escolarização, o contato com a arte. Como consequência, vemos um continente inteiro que realmente dá à expressão artística o valor que merece.


Essa valorização se concretiza na importância dos museus. É impressionante a presença das crianças europeias em museus, levadas pelos pais, levadas pelas escolas. E o museu não é visto como um agregado de objetos empoeirados ou telas sem interesse. O museu é um retrato vivo da história, do que passou, e, no caso da Arte, com o que veio antes e o que virá no futuro, nas novas tendências e vanguardas.


A trajetória da arte europeia vai da pré-história até a arte contemporânea e moderna, em um período que compreende quase 40 mil anos, porém foi na Idade Média que criaram as principais bases estéticas e técnicas da pintura, que são praticadas até hoje no mundo todo.


Vou dividir com vocês os pontos artísticos mais interessantes para se conhecer nesse país incrível,França.

Começando pelo Museu do Louvre, o maior museu de arte do mundo com um acervo de 35.000 obras. As coleções do museu são separadas em oito grupos: antiguidades egípcias, antiguidades gregas, etruscas e romanas; antiguidades do Oriente Médio, arte islâmica, pinturas, esculturas, artes decorativas, e impressões e desenhos. O museu do Louvre não exibe arte moderna. As obras de arte mais antigas tem 7000 anos e as mais recentes são do ano de 1840. Esse palácio de arte histórica é pra quem realmente tem interesse nas origens artísticas e em apreciar a origem da cultura no mundo.

Outro monumento que me chamou atenção é o Grand Palais, monumento consagrado pela República para glória da arte francesa. Esse palácio recebe todo tipo de evento cultural francês, sendo mostras de artes plásticas, moda, fotografia, música, dança, cinema, teatro e até mesmo esporte, sempre com objetivo de valorizar o que eles tem de melhor dentro do país.



Nesse rápido tour por Paris, não podemos esquecer do incrível Palácio de Versalhes. O palácio foi uma das construções mais caras e extravagantes já erguidas em todo o mundo. Os reis da França viveram nele por mais de cem anos. Hoje, serve como museu e abre suas portas para que os turistas conheçam os cômodos e apreciem a arte e decoração do que existia de mais luxuoso nos séculos XVII e XVIII, além de ter acesso também ao famoso jardim. É interessante perceber que a arte está tão intrínseca no europeu que um monumento tão grandioso requer muita arte pra ser considerando sofisticado e luxuoso. Com o pé direito alto, o palácio abriga obras de arte enormes que ocupam a parede inteira, além de mínimos detalhes como louças todas pintadas à mão.


Existem outros templos sagrados da Arte no continente. A lista seria longuíssima, mas é inevitável destacar o Rijksmuseum, em Amsterdam, o Museu do Prado, em Madrid, a Galleria degli Uffizi, em Florença, e o Hermitage, em São Petersburgo.

Falamos de culturas diversas, mas o apreço à Arte é um elo comum a todas. Holandeses, espanhóis, italianos, russos, cultuam e respeitam o riquíssimo legado cultural que receberam. Eternizando a noção de que a Arte representa algo superior que nos distingue como seres humanos. Num nível que transcende as diferenças de idiomas, climas e tradições.


Quando comparamos esse quadro à situação da Arte no Brasil, concluímos que há um longo caminho a percorrer. Precisamos aprender a valorizar a Arte e os artistas. É urgente facilitar o acesso à formação artística. É preciso estimular todos que façam da Arte o instrumento para expressar nossos sonhos e nossa alma, como indivíduos e como nação.

Para que possamos nos orgulhar da nossa produção artística e dos nossos Rembrandts e Picassos verde e amarelos.

Está feito o desafio!




Marisa Melo (5).jpg

Olá,
sou Marisa Melo!

Olá, sou Marisa melo, inquieta e fascinada pela vida. Fascínio que se manifesta também, na Gastronomia, no universo dos livros e das ideias. Nas cores, na Pintura, na Música e em tudo que me faça pensar. Apaixonada pelos animais, especialmente cachorros! Acredito que todo conhecimento deve ser compartilhado. O que cada um vive e compartilha, enriquece e abre caminhos para todos. Aquela receita maravilhosa. O livro que não dá pra largar. A magia luminosa de uma foto inspirada. A conexão total entre o que comemos e nossa saúde. Entre nossa aparência e nossa autoestima. Quero sempre transmitir a minha verdade. Na foto, no texto, na opinião. Às vezes contra a corrente, às vezes nas entrelinhas. Sem a preocupação do elogio fácil.

Post Archive 

Tags

bottom of page