Exposição | “Nativos”, de Natan D’Sampa, estreia em formato virtual 3D com curadoria de Marisa Melo
- Marisa Melo

- 15 de set.
- 2 min de leitura
Nativos: "A terra não nos pertence, nós pertencemos a ela." (Sabedoria indígena)
No dia 10 de setembro estreou a exposição virtual “Nativos”, do artista Natan D’Sampa, realizada pela UP Time Art Gallery com curadoria de Marisa Melo. A mostra está disponível em ambiente imersivo 3D, permitindo que o público de qualquer parte do mundo vivencie a experiência de percorrer as obras em um espaço digital.

“Nativos” é construída como um gesto de restituição simbólica: devolver ao indígena sua centralidade como guardião da terra. Longe de visões folclóricas, o trabalho de Natan afirma corpos, rios e florestas que resistem com força e dignidade. Inspirado pela sabedoria ancestral expressa na frase “A terra não nos pertence, nós pertencemos a ela”, o artista constrói uma narrativa visual em que a presença indígena é recolocada no centro da cena contemporânea.
A curadoria de Marisa Melo destaca o caráter filosófico da obra, ao evidenciar como os povos originários sempre souberam que a separação entre homem e natureza é uma ilusão moderna. Nas palavras da curadora, "cada obra é território e passagem, reafirmando que o futuro só poderá ser pensado se reconhecermos, no presente, a visão indígena da terra como casa comum."
Com contrastes cromáticos e fluidez de traços, Natan constrói composições em que a floresta pulsa como organismo vivo. Retratos, rituais e paisagens se interligam em um mesmo gesto estético e político, que rejeita a passividade e afirma a dignidade de quem sempre esteve em diálogo vital com a natureza.
A realização da UP Time Art Gallery reafirma a missão de expandir o acesso à arte contemporânea por meio de plataformas virtuais inovadoras, promovendo artistas brasileiros em escala internacional, oferecendo ao público uma experiência acessível e transformadora.
Visitem!
Exposição “Nativos”"A terra não nos pertence, nós pertencemos a ela." (Sabedoria indígena)
Artista: Natan D’Sampa
Curadoria: Marisa Melo
Realização: UP Time Art Gallery
Estreia: 10 de setembro de 2025
Formato: Exposição Virtual 3D














