top of page

A Semana de Arte Moderna: Uma Ruptura que Moldou a Arte Contemporânea no Brasil"

Atualizado: 22 de out. de 2023





A Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, foi inicialmente alvo de muitas críticas e resistência, mas, com o passar dos anos, ganhou a importância que hoje conhecemos. Sua consolidação marcou o início da construção de uma cultura nacional que continua a influenciar a arte brasileira até os dias atuais.

Naquele cenário, uma nova visão do processo artístico emergiu, chocando uma parte da sociedade. Como é típico de movimentos vanguardistas, especialmente em um contexto ultraconservador, o modernismo não foi bem recebido pelos críticos que apoiavam uma elite literária e artística.


A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira ruptura com o passado, promovendo uma renovação da linguagem artística, experimentação e liberdade criativa. Seu impacto não se limitou aos artistas que participaram do evento e se tornaram modernistas; suas influências estenderam-se ao período pós-moderno. Ao contrário dos movimentos anteriores, nos quais os artistas estavam fortemente vinculados a uma identidade comum, o modernismo, graças à Semana de 22, deu origem a uma arte contemporânea na qual cada artista é um universo em si, e muitas formas de expressão coexistem. A arte moderna quebrou as regras formais da expressão criativa, estimulando a busca por novas interpretações da realidade e da transcendência na arte contemporânea.


A Semana de Arte Moderna marcou uma transição crucial nos valores estéticos e a forma como a arte era percebida. Seus reflexos continuam nítidos na arte contemporânea, influenciando artistas de diferentes gerações. Pessoalmente, sou inspirado por diversos artistas que participaram desse evento histórico, como Oswald de Andrade, Di Cavalcanti, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos e Graça Aranha.


Enquanto o modernismo desempenhou um papel fundamental na construção da identidade artística brasileira, a arte contemporânea continua desempenhando o papel de renovação e criatividade. Portanto, em minha opinião, não é necessária uma nova ruptura na arte brasileira, mas o futuro artístico é incerto, e novas transformações sempre podem ocorrer à medida que a criatividade se manifesta de maneiras surpreendentes.

Marisa Melo (5).jpg

Olá,
sou Marisa Melo!

Olá, sou Marisa melo, inquieta e fascinada pela vida. Fascínio que se manifesta também, na Gastronomia, no universo dos livros e das ideias. Nas cores, na Pintura, na Música e em tudo que me faça pensar. Apaixonada pelos animais, especialmente cachorros! Acredito que todo conhecimento deve ser compartilhado. O que cada um vive e compartilha, enriquece e abre caminhos para todos. Aquela receita maravilhosa. O livro que não dá pra largar. A magia luminosa de uma foto inspirada. A conexão total entre o que comemos e nossa saúde. Entre nossa aparência e nossa autoestima. Quero sempre transmitir a minha verdade. Na foto, no texto, na opinião. Às vezes contra a corrente, às vezes nas entrelinhas. Sem a preocupação do elogio fácil.

Post Archive 

Tags

bottom of page