O Brasil Segundo Jean Baptiste Debret




Jean-Baptiste Debret foi um grande pintor, desenhista e professor francês. O artista nasceu em Paris em 18 de abril de 1768, e em 1816 se juntou aos demais membros da missão artística Francesa no Brasil organizada a pedido do Rei Dom João VI.


Debret era filho de um funcionário público interessado em história natural. Estudou na Academia de Belas Artes de Paris, sendo influenciado por seu primo, o artista Jacques-Louis David, para se tornar o pintor oficial do império, chegando ao Brasil em março de 1816, permanecendo em solo brasileiro até 1831. Debret, além de catalogar a flora e a fauna do Brasil por meio de registros, seu trabalho foi fundamental para retratar o cotidiano da colônia brasileira.


Debret também desenhou a bandeira brasileira composta por retângulos verdes e losangos amarelos. Além de documentar o processo de independência do Brasil.

Foi grande sua contribuição para a construção da imagem nacional do Brasil, pois suas telas capturaram a atmosfera do período formativo do estado brasileiro, estimulado pela criação de instituições como a Academia Brasileira de Belas Artes, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Instituto de História e Geografia do Brasil (IHGB).


Artistas foram convidados para o Brasil porque na época o país estava se formando e precisava de artistas para ensinar arte. Outro objetivo era estabelecer a Academia Imperial de Belas Artes no Brasil, onde Debrett era professor. Em 1829 realizou uma exposição com as obras de seus alunos, a primeira exposição de arte no Brasil.


Durante seus 15 anos no Brasil, Debret fez muitas pesquisas sobre o país e, após retornar à França, organizou o primeiro volume de sua obra ilustrada “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”. No livro, ele apresenta diversas pinturas sobre as peculiaridades do povo brasileiro. Entre 1834 e 1839 publicou três volumes. A obra destaca a importância de sua permanência no Brasil, deixando um registro impecável do período colonial brasileiro para as gerações futuras.































Marisa Melo (5).jpg

Olá,
sou Marisa Melo!

Olá, sou Marisa melo, inquieta e fascinada pela vida. Fascínio que se manifesta também, na Gastronomia, no universo dos livros e das ideias. Nas cores, na Pintura, na Música e em tudo que me faça pensar. Apaixonada pelos animais, especialmente cachorros! Acredito que todo conhecimento deve ser compartilhado. O que cada um vive e compartilha, enriquece e abre caminhos para todos. Aquela receita maravilhosa. O livro que não dá pra largar. A magia luminosa de uma foto inspirada. A conexão total entre o que comemos e nossa saúde. Entre nossa aparência e nossa autoestima. Quero sempre transmitir a minha verdade. Na foto, no texto, na opinião. Às vezes contra a corrente, às vezes nas entrelinhas. Sem a preocupação do elogio fácil.

Post Archive 

Tags