top of page

INDICAÇÃO DE FILMES / 5 filmes de arte que inspiram

Atualizado: 21 de ago. de 2023





Muitas vezes o cinema pode passar despercebido por aí, no sentido de não ter sua devida importância reconhecida socialmente. Porém, o que muitos esquecem é que o cinema é muito mais que um simples entretenimento: é uma indústria potente que emprega milhares de profissionais do setor, além de ser uma poderosa ferramenta de comunicação e de reflexão, muito importante para entendermos não só a sociedade, mas também a nós mesmos. Quem nunca se identificou com uma história ou com a personagem de um filme e ficou com aquilo eternizado na memória?


Mas, para além disso, o cinema também pode nos ajudar a entender conceitos, visões de mundo que muitas vezes não são as nossas e nos aproximarmos de temas que podem ser desconhecidos, como pode acontecer com os movimentos artísticos. Pensando nisso, selecionei cinco filmes para quem quer entender melhor o universo da arte:





#1 – Grandes Olhos - (2014)

Com direção de Tim Burton, o drama conta a história real da pintora Margaret Keane, representada por Amy Adams, que ficou conhecida como uma das artistas mais rentáveis no ano de 1950, em virtude de seus retratos de crianças com grandes olhos. Defensora das causas feministas, a artista lutou judicialmente contra o próprio marido, o também pintor Walter Keane (Cristoph Waltz), que afirmava ser o verdadeiro autor de seus trabalhos.








#2 – Caçadores de Obras Primas (2014)

Durante a Segunda Guerra Mundial, 13 especialistas de diferentes nacionalidades são reunidos para investigar o roubo de obras de arte por parte dos nazistas, durante o regime de Adolf Hitler. A trama percorre os territórios da França, Bélgica e Alemanha em busca das peças e conta com a direção e atuação de George Clooney, além de grandes nomes do cinema, como Bill Murray, Matt Damon, John Goodman, entre outros.





#3 – A Dama Dourada (2015)

Inspirado em fatos reais, o filme retrata o drama de Maria Altmann (Helen Mirren), judia sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, que processa o governo austríaco para recuperar a pintura de sua tia, denominada A Mulher de Ouro, de Gustav Klimt, que foi furtada durante o período nazista. A trama explora, com suspense e riqueza de detalhes, a importância histórica de obras primas, além de abordar temas como memória e herança.





#4 – Minha Obra Prima (2018)

Do diretor do filme O Cidadão Ilustre, a trama conta a história da amizade entre o pintor decadente Renzo Nervi (Luiz Brandoni) e o jovem negociante de obras de arte, Arturo Silva (Guillermo Francella), que faz o possível para vender os trabalhos do pintor argentino. Após um acidente inesperado, os dois enxergam uma oportunidade inédita de ganhar dinheiro dentro do mercado de obras de arte.






#5 – Toda Arte é Perigosa (2019)

O thriller traz a história de como Joshephina (Zawe Ashton), assistente em uma famosa galeria de arte, descobre as pinturas de um excêntrico e obscuro pintor, após a sua morte. Com grandes nomes do cinema, como Jake Gyllenhaal, Toni Collette e John Malkovich, a trama retrata o mistério por trás da exposição lançada com as obras do então falecido pintor e as consequências amaldiçoadas e terríveis que estavam por trás dos trabalhos.




Quer receber essa e outras notícias no seu e-mail? Assine a newsletter!

Marisa Melo (5).jpg

Olá,
sou Marisa Melo!

Olá, sou Marisa melo, inquieta e fascinada pela vida. Fascínio que se manifesta também, na Gastronomia, no universo dos livros e das ideias. Nas cores, na Pintura, na Música e em tudo que me faça pensar. Apaixonada pelos animais, especialmente cachorros! Acredito que todo conhecimento deve ser compartilhado. O que cada um vive e compartilha, enriquece e abre caminhos para todos. Aquela receita maravilhosa. O livro que não dá pra largar. A magia luminosa de uma foto inspirada. A conexão total entre o que comemos e nossa saúde. Entre nossa aparência e nossa autoestima. Quero sempre transmitir a minha verdade. Na foto, no texto, na opinião. Às vezes contra a corrente, às vezes nas entrelinhas. Sem a preocupação do elogio fácil.

Post Archive 

Tags

bottom of page