top of page

Preconceito e Desafios no Mundo da Arte: O Valor do Respeito

Atualizado: 19 de out. de 2023




Nas últimas três décadas, a sociedade experimentou uma série de transformações significativas, mas talvez uma das mais notáveis tenha ocorrido em nossas formas de comunicação e nas palavras que usamos. Brincadeiras e expressões que outrora eram toleradas agora são vistas como inaceitáveis. Independentemente da discussão sobre o politicamente correto, um fato inegável é que as pessoas estão se conscientizando sobre o impacto de suas palavras e procurando evitar ofender diferentes crenças e identidades de gênero.


Nesse contexto, o preconceito ainda persiste, evidenciando-se, por exemplo, quando alguém revela sua profissão como "artista". As reações frequentes incluem perguntas descrentes, como "Artista? Mas o que você faz para sobreviver? Um fotógrafo? Como ganha dinheiro?" Essa situação evoca a fábula de Esopo sobre a formiga e a cigarra. A formiga trabalhou diligentemente durante o verão para se preparar para o inverno, enquanto a cigarra passou o verão cantando e, quando o inverno chegou, precisou recorrer à ajuda das formigas para sobreviver. A mensagem é clara: aqueles que vivem para criar e compartilhar sua arte são frequentemente subestimados.


Estamos passando por um longo processo de aprendizado, mas continuamos ferindo os outros inadvertidamente com comentários insensíveis e brincadeiras desnecessárias, independentemente de quem esteja falando. Essas feridas são ainda mais profundas quando vêm de entes queridos de quem esperamos carinho e apoio.


Não é raro ver exemplos de menosprezo partindo de pais que preferem que seus filhos se tornem engenheiros em vez de artistas, de filhos que criticam a ousadia artística de seus pais ou de cônjuges que, em público, desvalorizam as obras de seus parceiros.


No entanto, muitas vezes essas críticas ignoram as lutas enfrentadas por aqueles que decidem seguir uma carreira artística. É essencial lembrar que o governo oferece pouco apoio à cultura e às artes no Brasil, não oferecendo incentivos significativos para escritores, pintores, músicos e outros artistas. Além disso, a falta de cultura artística na sociedade brasileira torna ainda mais difícil o sucesso dos artistas, que lutam para encontrar seu lugar sob o sol.


Todos os profissionais, sem exceção, merecem respeito e apoio. Especialmente aqueles que têm a coragem de enfrentar a pressão daqueles que, secretamente, desejariam ser artistas.

Marisa Melo (5).jpg

Olá,
sou Marisa Melo!

Olá, sou Marisa melo, inquieta e fascinada pela vida. Fascínio que se manifesta também, na Gastronomia, no universo dos livros e das ideias. Nas cores, na Pintura, na Música e em tudo que me faça pensar. Apaixonada pelos animais, especialmente cachorros! Acredito que todo conhecimento deve ser compartilhado. O que cada um vive e compartilha, enriquece e abre caminhos para todos. Aquela receita maravilhosa. O livro que não dá pra largar. A magia luminosa de uma foto inspirada. A conexão total entre o que comemos e nossa saúde. Entre nossa aparência e nossa autoestima. Quero sempre transmitir a minha verdade. Na foto, no texto, na opinião. Às vezes contra a corrente, às vezes nas entrelinhas. Sem a preocupação do elogio fácil.

Post Archive 

Tags

bottom of page