top of page
Foto do escritorMarisa Melo

NATAN D'SAMPA: TRÊS DÉCADAS DE ARTE QUE CONECTA RAÍZES E A CONTEMPORÂNEIDADE NO CENÁRIO GLOBAL

Atualizado: 25 de nov.



Natan d'Sampa



O artista brasileiro Natan D'Sampa, natural de São Paulo, comemora mais de três décadas de uma carreira marcada pela originalidade de suas obras. transitando entre o realismo e o surrealismo, ele teceu uma identidade visual enraizada nos temas emblemáticos utilizando como paleta as cores da metrópole paulistana, o vermelho vibrante, o branco luminoso e o preto profundo, símbolos da pulsante energia urbana e do caleidoscópio cultural que definem sua cidade natal.


Seu reconhecimento que se expande tanto nos circuitos europeus quanto latino-americanos, d’'Sampa consolida sua posição como um dos nomes de maior destaque na arte contemporânea. Nos últimos anos, o artista tem se debruçado sobre pesquisas diversas sobre as raízes das Américas e do continente africano, investigando as etnias indígenas que formam o alicerce histórico e cultural do Novo Mundo. Parte dessa série seguirá para Bruxelas, onde oferecerá ao público europeu um vislumbre de sua mensagem artística.


Natan integra o coletivo de artistas da Up Time Art Gallery e apresenta suas obras no Salon International d'Art Contemporain em Bruxelas. Essas pinturas são um tributo à fusão das culturas africanas e indígenas, uma reflexão sobre resistência, ancestralidade e a urgência da preservação identitária. Em destaque, a obra ‘Pessoas Nativas’, retratando duas crianças, uma africana e outra indígena, é um manifesto, sobre a colonização, a diáspora e o fortalecimento das raízes culturais.


A proposta é transmitir uma mensagem de união e conscientização sobre as etnias, destacando a importância de preservar as conexões culturais que fundamentam nossa identidade.

Recentemente premiado com o primeiro lugar no Salão de Arte Contemporânea da UP Time Art Gallery, d'Sampa continua a expandir seu trabalho no cenário artístico internacional. Sua participação no Salon International d'Art é uma das atrações centrais, da galeria, oferecendo ao público europeu uma oportunidade de imergir na estética de um dos artistas brasileiros mais proeminentes de sua geração.



A exposição promete fortalecer o diálogo cultural entre o Brasil e a Europa consolidando sua relevância internacional.


 




Pessoas nativas_acrílica sobre tela_2024 - 60x80 cm - Série Origens







Origem: a HIstória indígena das Américas - acrílica sobre tela_2024 65x92 cm - Série Origem








Teias da Miscigenação - acrílica sobre tela_2024 - 60x100 cm / Série Origem






Instagram: @natandsampa




 

Serviço:

  • Evento: Exposição Salon International D'art

  • Galeria: UP Time Art Gallery

  • Curadoria: Marisa Melo

  • Obra em destaque: Pessoas Nativas

  • Local: Bruxelas, Bélgica

  • Datas: 22 a 24 de novembro de 2024

 

 



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


ARTCURATOR
MENTOR
   
EXIBITHION

bottom of page