top of page

Street Art Tour: curadora fala sobre a arte urbana de São Paulo

Atualizado: 7 de ago. de 2023



Marisa Melo, fundadora da UP Time Art Gallery, é quem discorre sobre a importância da arte de rua e elenca as principais regiões da capital paulista que são conhecidas mundialmente pela street art



Mural grafitado por Kobra no MIS Experience, em São Paulo, para a exposição “Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio”



Pela janela do carro ou caminhando, transitar pelas ruas de São Paulo é desfrutar de um verdadeiro museu a céu aberto. Os enormes e diversos grafites, que se estendem pelos murais e paredes da metrópole, conferem à ela o título de capital mundial do grafite, dando cor para a "cidade cinza”, como é popularmente conhecida dentro e fora do Brasil. A arte urbana de São Paulo tem um papel muito significativo não só para a cidade, mas também para a sociedade. Ao mesmo tempo em que revitaliza áreas degradadas e/ou inutilizadas, ela também é uma poderosa ferramenta de diálogo sobre diversos temas sociais, políticos e culturais, além de homenagens e celebrações,



Ainda que a Street Art esteja presente no DNA paulistano, alguns bairros e regiões da capital paulista se destacam ainda mais, pela rica cena artística: os bairros de Pinheiros e Vila Madalena, endereço do famoso Beco do Batman – responsável por atrair turistas de diversos países e paulistanos pelos inúmeros grafites coloridos que decoram os muros – são referência na Street Art paulistana e internacional. Além deles, tem também, o Minhocão, na Zona Oeste, a icônica Avenida Paulista e o Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU), na Zona Norte de São Paulo, como poderosas galerias a céu aberto. Esses lugares são favoritos entre os artistas de rua por oferecerem uma grande variedade de espaços públicos e privados para a criação, tornando-se um terreno fértil para expressão artística. Essas regiões são conhecidas pelas ruas movimentadas e diversidade, além de resistência cultural, engajamento social e valor histórico.




Street Art - Yoav-Litvin



A arte urbana é um movimento artístico que se caracteriza pela expressão de ideias e sentimentos por meio de intervenções em espaços públicos da cidade. Sua relevância está em trazer arte e conscientização para o cotidiano das pessoas, democratizando o acesso à cultura e transformando a paisagem urbana em um espaço de diálogo e reflexão. Destaco grandes nomes brasileiros da Street Art que fazem sucesso no país e mundo afora, como é os grafiteiros Eduardo Kobra, Gustavo e Otávio Pandolfo (Os Gêmeos), Fabio de Oliveira (Cranio), Rimon Guimarães, Panmela Castro, Andre Mogle, Cadumen, Toys Daniel, SHN, Thiago Alvim, dentre outros artistas.



Street Art - Os Gemeos



Por mais que não exista um padrão estético pré-definido para essa manifestação artística, visto que cada artista tem um propósito próprio, as principais técnicas utilizadas na Street Art englobam o grafite, a pintura, lambe-lambe, instalações e intervenções artísticas. De acordo com a curadora, a importância da Street Art reside na sua capacidade de transformar a paisagem urbana em algo criativo e atrativo, ao mesmo tempo em que atua como vitrine histórica e cultural da cidade. “Além disso, a arte de rua é capaz de transmitir mensagens e provocar reações na sociedade, fomentando diálogos sobre questões importantes. Também pode ser uma forma de expressão de artistas que não têm acesso aos espaços expositivos tradicionais. Em suma, a arte urbana enriquece a cidade, tornando-a mais interessante e vibrante.



Escadaria Selaron, Rio de Janeiro, Brasil. Obra de Jorge Selaron inaugurada em 2013






Sobre Marisa Melo

Marisa Melo é formada em Propaganda e Marketing, Moda e Fotografia. Paulistana, é fundadora e curadora da UP Time Art Gallery, galeria itinerante que reúne artistas do Brasil e de diversos países da Europa e tem como principal objetivo divulgar o que há de melhor no cenário da arte contemporânea. A empresária também é formada em Gestão de Negócios, Arte e Estética e Design Gráfico, conquistando exposições ao redor do mundo, sendo a mais recente no ART Fair Barcelona, no mês de novembro de 2022.




https://voenews.com.br/2023/06/27/street-art-tour-curadora-artistica-fala-sobre-a-arte-urbana-de-sao-paulo-e-lista-cinco-lugares-para-desfrutar-de-galerias-ao-ar-livre/




Serviço UP Time Art Gallery: www.uptimegallery.com @uptimeartgallery Telefone: +55 (11) 99724-0909




Sobre a UP Time Art Gallery

Galeria de arte itinerante que reúne artistas do Brasil e de países da Europa para disseminar o que há de melhor no cenário da arte contemporânea. Fundada por Marisa Melo, empresária no mercado de arte. A galeria alcança mais de 30 países ao redor do mundo, apresentando exposições 3D e presenciais com um time de artistas distintos.



13 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page