top of page

Aquarela para Inspirar





Arte de Carlos Avelino - Imagem Goolgle



Aquarela é uma técnica em que as tintas são feitas em pigmentos suspensos, dissolvidos em água. Sua principal característica é a transparência. Os pigmentos se transferem para a superfície, evaporada a água, criam uma cor no papel, que é mantida no lugar por aglutinante, semelhante à cola.


Enquanto a aquarela foi originalmente usada principalmente como pintura em gesso úmido (mural), o trabalho de artistas influentes ajudou a transformá-la em uma arte capaz de pintar imagens impressionantes e poderosas aplicadas ao papel.


Os principais suportes utilizados nas aquarelas são o papel de alta gramatura, o couro, o tecido, a própria tela, entre outros.


A pintura em aquarela é conhecida por sua delicadeza e tem uma longa história. Usada para ilustração de manuscritos durante a idade média. Suas raízes remontam à Europa paleolítica e o Renascimento.


O uso da aquarela explodiu no século xix, quando a técnica saiu de segundo plano e passou a ocupar o centro dos registros da flora e da fauna. Em expedições ao redor do mundo eram levados artistas para documentar a viagem através da pintura.


Na cultura ocidental, existem muitos exemplos do uso da aquarela, os primeiros exemplos podem ser admirados na majestosa pintura da Capela Sistina. O teto desta famosa igreja no Vaticano foi pintado pelo famoso artista Michelangelo entre 1508 e 1512 e ainda é considerado seu melhor trabalho.


Vemos as aquarelas surgindo e desaparecendo ao longo dos séculos. Academias e universidades possuem poucas disciplinas dedicadas à aquarela. No entanto, esta técnica é reconhecida mundialmente e cada vez mais apreciada por todos.




Arte de Marcos Beccari - Imagem Goolgle





Arte de Joseph Zbukvic - Imagem Goolgle




"Three Fisher Girls,” 1881 - Fonte da imagem - Wikimedia Commons



“Gondoliers’ Siesta,” 1904. (Fonte da imagem – Wikimedia Commons)

Marisa Melo (5).jpg

Olá,
sou Marisa Melo!

Olá, sou Marisa melo, inquieta e fascinada pela vida. Fascínio que se manifesta também, na Gastronomia, no universo dos livros e das ideias. Nas cores, na Pintura, na Música e em tudo que me faça pensar. Apaixonada pelos animais, especialmente cachorros! Acredito que todo conhecimento deve ser compartilhado. O que cada um vive e compartilha, enriquece e abre caminhos para todos. Aquela receita maravilhosa. O livro que não dá pra largar. A magia luminosa de uma foto inspirada. A conexão total entre o que comemos e nossa saúde. Entre nossa aparência e nossa autoestima. Quero sempre transmitir a minha verdade. Na foto, no texto, na opinião. Às vezes contra a corrente, às vezes nas entrelinhas. Sem a preocupação do elogio fácil.

Post Archive 

Tags

bottom of page