top of page

A Cor da Semente da melancia de Renata leal



Renata Leal, nascida e criada em um ambiente repleto de expressão artística, emergiu como uma artista figurativa e realista. Sua formação artística teve início no atelier da renomada artista plástica Andrea Franco, cuja influência se estende por 10 anos de intensa imersão nas técnicas e nuances de sua linguagem.

Além disso, Renata aprimorou suas habilidades na Escola de Arte do Mestre Paulo Frade, consolidando uma base sólida e multifacetada em sua jornada criativa. Sua dedicação à arte se reflete na minuciosidade com que aborda cada detalhe em suas obras.


O foco de Renata Leal reside no universo mágico e encantador das crianças, pássaros e elementos enraizados na rica cultura brasileira. Sua abordagem combina o figurativo com o realismo fantástico, criando composições através do óleo sobre tela, que transcendem a realidade cotidiana e transportam o observador para um reino de imaginação.


Cada obra de Renata é o resultado de horas meticulosas de pesquisa e pintura, onde ela trabalha delicadamente com elementos como luz, olhos e pele. No processo de criação, a artista utiliza velaturas e aglutinantes especiais, bem como cores desenvolvidas por ela mesma, conferindo um efeito translúcido singular às suas criações.


O reconhecimento internacional de Renata Leal é evidenciado por sua participação em exposições nacionais e internacionais, destacando-se notavelmente no prestigiado Salão de Arte em Liechtenstein. Suas obras encontram-se em coleções particulares, testemunhando o impacto duradouro que exercem sobre os apreciadores de arte.


Além de sua expressão artística, Renata Leal é também psicanalista. Sua capacidade de mergulhar nas profundezas da psique humana, combinada com seu talento artístico, confere a Renata uma perspectiva e enriquecedora em suas obras. Renata Leal encanta e intriga, explorando os limites da imaginação e da alma humana através de suas criações excepcionais.




"A Cor da semente da melancia" - Óleo sobre tela_2023 / 70x100 cm


"A Cor da Semente da Melancia" de Renata Leal revela-se uma obra que transcende as fronteiras do óbvio, mergulhando no intricado universo das sutilezas e das narrativas culturais. Com dimensões de 100x70 e datada de 2023, esta tela a óleo nos convida a contemplar a riqueza simbólica contida na figura aparentemente simples da semente de melancia.


A escolha da semente como foco central é reveladora da habilidade da artista em extrair significado profundo de elementos cotidianos. A semente, diminuta em sua natureza, assume uma complexidade intrínseca ao ser representada com projeções de luz que capturam a imaginação do observador. A delicadeza e a arquitetura da forma revelam a maestria técnica de Renata Leal.


A obra, inserida no contexto do trabalho da artista, ressoa com a essência brasileira. Renata Leal, conhecida por sua abordagem que entrelaça o clássico ao popular, utiliza-se da figura da Jandaia, um pássaro nativo e símbolo do Ceará. Essa escolha cuidadosa é uma tentativa de mesclar elementos pictóricos com referências literárias e musicais brasileiras. A presença da Jandaia, um personagem do romance "Iracema" de José de Alencar, adiciona uma camada de significado à composição, criando uma conexão íntima com a riqueza cultural do Brasil.


A inovação surge na representação visual da Jandaia, que, surpreendentemente, segura uma flor de melancia pelo bico. Essa fusão de elementos naturais e simbólicos revela a propensão de Renata Leal para criar metáforas visuais instigantes. A melancia, por sua vez, é um ícone da cultura brasileira, ganhando nova vida e significado através da perspectiva da artista.


" A Cor da Semente da Melancia" é uma celebração da diversidade cultural brasileira e uma exploração poética dos elementos que a compõem. Renata Leal convida o espectador a contemplar não apenas a beleza estética da obra, mas também a imersão em uma narrativa visual que transcende as fronteiras da tela, ecoando os sons, as palavras e as cores de um Brasil multifacetado.

Marisa Melo (5).jpg

Olá,
sou Marisa Melo!

Olá, sou Marisa melo, inquieta e fascinada pela vida. Fascínio que se manifesta também, na Gastronomia, no universo dos livros e das ideias. Nas cores, na Pintura, na Música e em tudo que me faça pensar. Apaixonada pelos animais, especialmente cachorros! Acredito que todo conhecimento deve ser compartilhado. O que cada um vive e compartilha, enriquece e abre caminhos para todos. Aquela receita maravilhosa. O livro que não dá pra largar. A magia luminosa de uma foto inspirada. A conexão total entre o que comemos e nossa saúde. Entre nossa aparência e nossa autoestima. Quero sempre transmitir a minha verdade. Na foto, no texto, na opinião. Às vezes contra a corrente, às vezes nas entrelinhas. Sem a preocupação do elogio fácil.

Post Archive 

Tags

bottom of page