top of page

O que é Arte Figurativa?

Atualizado: 17 de out. de 2023


Portrait_de_l'artiste,_par_Paul_Cézanne,_Phillips_Collection




A arte figurativa, uma das modalidades artísticas mais ubíquas e reverenciadas globalmente, almeja retratar o mundo de maneira realista, empregando técnicas que buscam atingir a perfeição na representação de figuras humanas, objetos e elementos da natureza. À medida que a história avança, a arte figurativa sofre metamorfoses variadas, absorvendo novas técnicas e estilos.


No Brasil, essa forma de expressão artística é enriquecida por gigantes como Portinari, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, cujas obras transcendem fronteiras e atraem olhares mundo afora.




"Mestiço" de Portinari 1934 - Óleo sobre tela/Acervo Pinacopteca





"As Mulatas" DiCavalcanti - 1962




"O Mamoeiro", de 1925 (acervo do IEB, foto: reprodução (Divulgação/CASACOR)



A arte figurativa se desdobra em dois principais arquétipos: o realismo e a estilização. O realismo, meticuloso em sua busca por verossimilhança, empenha-se em retratar a realidade com precisão, incorporando técnicas que permitem a reprodução de detalhes minuciosos e a captura de expressões autênticas. Em contrapartida, a arte estilizada adota uma abordagem mais livre e subjetiva, facultando ao artista uma autonomia ampliada na manipulação de técnicas e formas em suas obras.


Conquanto seja relevante mencionar que todas as manifestações artísticas podem ser contextualizadas como arte figurativa, uma vez que naturalmente incluem elementos figurativos, como figuras humanas, animais e objetos, por exemplo, não se pode subestimar a relevância do conteúdo filosófico e artístico intrínseco a essa modalidade. É por meio desses componentes que o artista comunica suas ideias e emoções com o público, permitindo a transcendência das barreiras da estética para explorar a profundidade das inquietações e visões de mundo.


A arte figurativa, com sua profunda significância cultural e histórica, permanece como um dos pilares mais robustos da expressão artística em âmbito global. Ela oferece aos artistas a versatilidade de retratar a realidade em múltiplas facetas, empregando uma diversidade de técnicas e estilos, e, simultaneamente, constitui uma inesgotável fonte de beleza e inspiração que nutre a apreciação e a compreensão estética do público em geral.


Comments


Marisa Melo (5).jpg

Olá,
sou Marisa Melo!

Olá, sou Marisa melo, inquieta e fascinada pela vida. Fascínio que se manifesta também, na Gastronomia, no universo dos livros e das ideias. Nas cores, na Pintura, na Música e em tudo que me faça pensar. Apaixonada pelos animais, especialmente cachorros! Acredito que todo conhecimento deve ser compartilhado. O que cada um vive e compartilha, enriquece e abre caminhos para todos. Aquela receita maravilhosa. O livro que não dá pra largar. A magia luminosa de uma foto inspirada. A conexão total entre o que comemos e nossa saúde. Entre nossa aparência e nossa autoestima. Quero sempre transmitir a minha verdade. Na foto, no texto, na opinião. Às vezes contra a corrente, às vezes nas entrelinhas. Sem a preocupação do elogio fácil.

Post Archive 

Tags

bottom of page