top of page

"A Vanguarda Digital: A História e as Oportunidades da Arte no Mundo Eletrônico"

Atualizado: 18 de out. de 2023




A arte digital é um fruto do engenhoso processo criativo que abrange todas as formas de expressão artística viabilizadas por meios eletrônicos, tais como computadores, notebooks, tablets e smartphones. Essa diversificada gama de ferramentas eletrônicas permite a produção de desenhos, esboços, arte em pixel, animações, e uma miríade de outras expressões artísticas.

O marco inicial da ascensão da arte digital remonta à década de 1960, apesar de o primeiro computador ter surgido em 1946. A disseminação dessa tecnologia demorou cerca de duas décadas para se concretizar.

Dentre as figuras pioneiras, destaca-se Fried Nack, que empregou algoritmos e computadores para realizar uma interpretação matemática da célebre pintura "Highroads and Byroads" do renomado artista Paul Klee, transpondo os resultados para uma mesa de desenho.

Em 1967, engenheiros de computação do Bell Labs utilizaram cartões perfurados de computador para converter fotos em linguagem ASCII. Deslocando-nos para a década de 1980, um nome de peso na cena da Pop Art, Andy Warhol, colaborou com a Commodore para promover o uso do computador, que se consolidava como um dos primeiros modelos em grande escala construídos.

A evolução tecnológica avança incessantemente, proporcionando a criação de novas formas e versões da arte digital. Entretanto, é vital compreender que alguém que aspire a uma carreira neste ramo precisa estar preparado para uma incessante busca por capacitação e atualização. Aqueles que se aventuram neste campo podem ter a certeza de que oportunidades de trabalho não escassearão.

Diversas carreiras florescem neste cenário, dentre elas:

  • Design Gráfico

  • Design de Interiores

  • Fotografia

  • Ilustração

  • Game Design


As obras de arte digital conquistam cada vez mais destaque no âmbito da decoração, sobretudo devido à sua versatilidade para compor ambientes diversos. Abaixo, destacamos obras de um artista brasileiro em ascensão, Colenese, que vem deixando sua marca na cena artística do país.














Marisa Melo (5).jpg

Olá,
sou Marisa Melo!

Olá, sou Marisa melo, inquieta e fascinada pela vida. Fascínio que se manifesta também, na Gastronomia, no universo dos livros e das ideias. Nas cores, na Pintura, na Música e em tudo que me faça pensar. Apaixonada pelos animais, especialmente cachorros! Acredito que todo conhecimento deve ser compartilhado. O que cada um vive e compartilha, enriquece e abre caminhos para todos. Aquela receita maravilhosa. O livro que não dá pra largar. A magia luminosa de uma foto inspirada. A conexão total entre o que comemos e nossa saúde. Entre nossa aparência e nossa autoestima. Quero sempre transmitir a minha verdade. Na foto, no texto, na opinião. Às vezes contra a corrente, às vezes nas entrelinhas. Sem a preocupação do elogio fácil.

Post Archive 

Tags

bottom of page