top of page

O Abstracionismo Enérgico de Eduardo Telles

Atualizado: 17 de out. de 2023


'Caminhos da Vida" - Acrílica sobre Tela / 1,95 x 63 cm - 2023



Eduardo Telles, artista brasileiro, cuja expressão é ao mesmo tempo singular e cativante. Suas pinturas abstratas, frequentemente informais e ocasionalmente imbuídas de um toque expressionista, são resplandecentes exemplos de pinceladas vigorosas e jogos cromáticos. Tais elementos, habilmente entrelaçados, visam a canalizar a força vital da existência humana em uma forma plástica.

Na recepção de suas obras, o traço distintivo da simplicidade é evidente e enxuto, simplificando o campo significativo da obra e amplificando o impacto estético com uma contundência imediata. Essa abordagem permite que o espectador imerja na obra de arte com uma facilidade desprovida de obstáculos, permitindo uma apreciação direta e descomplicada.

Os trabalhos de Eduardo Telles representam um aglutinar de elementos que, coletivamente, engendram um apelo artístico notável. Em especial, merece destaque a magia cromática que permeia suas composições, onde cores vibrantes e intensas se fundem de maneira harmoniosa e equilibrada, evocando uma sensação de movimento e vitalidade na tela. Adicionalmente, emergem arquétipos sutis que estabelecem uma ponte com o inconsciente coletivo moderno, acrescentando uma camada de profundidade que instiga a curiosidade do público.

O artista recorre predominantemente a cores frias, que estabelecem um contraponto intrigante com o preto, uma tonalidade imbuída de uma inerente força e autoridade. Essa presença constante do preto sugere equilíbrio e estabilidade, mas o artista não se restringe a essa paleta. Ele também incorpora elementos de amarelo, azul e vermelho, cores quentes que evocam emoções intensas, infundindo um senso de dinamismo e movimento em suas obras. Ao gerar esses contrastes cromáticos, Eduardo Telles constrói uma tensão visual que mantém o observador continuamente envolvido e instigado pela obra.




"Crepúsculo"_acrílico sobre tela - 90 x 100 cm





"Força Telurica"_ acrílico sobre tela 120 x 100 cm



90 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page