Como planejar sua carreira artística

A arte não é uma ciência exata, mesmo assim, há elementos importantes que podem fazer toda diferença na carreira do artista. É nosso objetivo compartilhar a orientação que pode, definitivamente, encurtar a distância para o êxito e o reconhecimento.
Planejamento
Como toda jornada, sua carreira pede organização e planejamento. A definição dos próximos passos, a execução dedicada do que se planeja. Onde você imagina chegar em um ano? Onde estarão expostas suas obras daqui a cinco anos?
Técnica
Domine sua técnica, para que ela possa expressar exatamente a sua identidade.
Com que técnica você se identifica? Se dominar várias formas de comunicação, poderá escolher a mais adequada para cada coleção.
Consistência é um pré-requisito.
Um Renoir, um Dali, um Picasso. Você reconhece em um segundo. É a luz, a loucura precisa, os rostos. Qual o seu estilo? Abstrato? Figurativo? Aquele traço, aquela sombra, aqueles olhos que vão revelar a todos quem está por trás de mais essa obra-prima.
Redes sociais
A apresentação impecável do melhor de sua produção tem de estar na Internet. Tudo revela você: Site, Instagram, Facebook. Técnicas diferentes, detalhes específicos. Lembrem-se: menos é mais! Postar todo dia uma obra de arte é ser mais do mesmo. O mercado funciona por escassez.
Dirigir para Europa ou Ásia? Em questão de horas, seu trabalho apreciado de Buenos Aires a Toronto, de Tóquio a Berlim.
Exposições
Por onde começar? Onde encontro o público que busco atingir? Brasil, mas, onde? Em qual exposição vale investir agora? Esse caminho também tem de ser planejado. E executado com toda a dedicação. Muitos caminhos levam a Paris. E ao Louvre. Qual é o seu?
Muitas vezes, vai parecer que sua carreira ganhou vida própria. Se você lançar seu talento ao público e promover seu trabalho com dedicação, os retornos virão. Telefonemas e e-mails inesperados, convites inacreditáveis vão chegar e, de repente, objetivos serão atingidos antes mesmo do que você imaginava.