top of page

Cinco passos para construir a imagem perfeita em tempos de redes sociais

Atualizado: 2 de set. de 2022




Desde que a internet se tornou uma extensão da vida pessoal e profissional, os internautas passaram a viver um nível de exposição sem precedentes. A era digital mudou os padrões de comportamento dos seres humanos, a maneira de se relacionar com o outro e até mesmo os processos seletivos de empresas, que passaram a visitar o perfil das redes sociais de seus candidatos como forma de pré-avaliação. A grande mudança, apesar de benéfica ao poupar tempo e agilizar processos, trouxe à tona a necessidade de se trabalhar a imagem não só física e pessoal, como à virtual e as maneiras corretas de se mostrar nas redes.

Tudo o que você faz na internet fala sobre você, desde a maneira como se veste, até a forma como se expressa. Esse conjunto de ações e características reflete quem você é no mundo. O problema com essa mudança é saber se estamos nos representando de forma coesa. Não somos mais pessoas anônimas, nos tornamos ‘figuras públicas’. Somos observados, avaliados e criticados por pessoas que não conhecemos o tempo todo.

As pessoas hoje compram um produto ou uma ideia não só porque aquilo é bom, mas por terem conexão com o que querem adquirir ou desenvolver. E pensando em ajudar os iniciantes e quem deseja melhorar a forma como é visto na vida real ou digital, listo cinco dicas para ajudar você a construir a imagem “perfeita” para redes sociais. Confira:


1. Priorizar a aparência

Quem valoriza a própria imagem pode garantir a longevidade de suas carreiras e obter mais reconhecimento, além de abrir várias portas no mercado.


2. Desenvolver competência e habilidades

A extensão da carreira depende não apenas da habilidade técnica, mas também das habilidades sociais. Manter boas relações e o networking pessoal, mais conhecido como a rede de contatos, é essencial para abrir, além de tornar o negócio cada vez mais conhecido no mercado.


3. Comportamento e rede sociais

A rede social também se tornou um espaço de avaliação comportamental por parte dos seguidores e clientes que passaram a analisar a qualidade e conteúdo das postagens. Parece bobo, mas é possível analisar as qualidades e alguns traços de personalidade das pessoas apenas pelo perfil das redes. É preciso ser assertivo com o que se quer passar, sem esquecer que a internet é um lugar público em que todos estão olhando 24 horas por dia.


4. Falar e escrever corretamente

Apesar de ser comum que gírias sejam inseridas no vocabulário do cotidiano e palavras sejam abreviadas pelos usuários da internet, quando se trata de negócios, a fala e a escrita correta são imprescindíveis para manter a seriedade e credibilidade. O erro é básico, mas fatal. Muitos clientes desistem da compra do produto ou de contratar o serviço por situações corriqueiras como essa. Por isso, sempre revise o que for publicado ou exposto para que a correção não seja feita tarde demais.


5. Dominar a arte da comunicação

Podemos concluir que a combinação entre conhecimento, imagem e comportamento é a chave para a construção de uma carreira próspera. Fazer autogestão é compreender que o conhecimento sobre si é um processo constante, que acompanha as transformações ao longo da vida.



Se foi útil para você, compartilhe!



Marisa Melo (5).jpg

Olá,
sou Marisa Melo!

Olá, sou Marisa melo, inquieta e fascinada pela vida. Fascínio que se manifesta também, na Gastronomia, no universo dos livros e das ideias. Nas cores, na Pintura, na Música e em tudo que me faça pensar. Apaixonada pelos animais, especialmente cachorros! Acredito que todo conhecimento deve ser compartilhado. O que cada um vive e compartilha, enriquece e abre caminhos para todos. Aquela receita maravilhosa. O livro que não dá pra largar. A magia luminosa de uma foto inspirada. A conexão total entre o que comemos e nossa saúde. Entre nossa aparência e nossa autoestima. Quero sempre transmitir a minha verdade. Na foto, no texto, na opinião. Às vezes contra a corrente, às vezes nas entrelinhas. Sem a preocupação do elogio fácil.

Post Archive 

Tags

bottom of page