"Jairo Norato: O Encanto Poético da Infância e do Cotidiano em Arte"
Atualizado: 17 de out.

Campo Dourado - Acrílica sobre tela/2022
O universo artístico de Jairo Norato tem suas raízes profundamente fincadas no cotidiano e na infância. Sua obra surge de maneira singularmente criativa, conseguindo transpor para a tela fragmentos do que observa e dos momentos vividos. Estes temas são então submetidos a uma lente lírica em sua arte, dando origem a uma poética romântica cativante.
As pinceladas do artista, suaves e delicadas, fluem em direções que como a verticalidade dos céus e a horizontalidade das águas, conferindo vitalidade e dinamismo à imagem que se desenha diante de nós. Jairo Norato, quebra a monotonia, estabelecendo uma ressonância estética com o espectador, que é levado a um mundo de contemplação e reflexão.
A habilidade do artista em aprimorar sua técnica é evidente, mas ele mantém firmemente sua conexão com a espontaneidade que dá prazer ao ato de pintar. A inquietação que permeia Jairo se reflete nitidamente em sua obra, onde cada pincelada pequena e uniforme carrega o peso de sua busca incessante por soluções criativas.
É, no entanto, a capacidade de Jairo de conferir vida, cor e poesia ao cotidiano e à infância que se destaca como uma de suas principais qualidades. Em suas mãos, esses temas se transformam em matéria-prima para uma expressão artística singular, capaz de tocar a alma do observador e transportá-lo para um mundo onde a simplicidade cotidiana e a magia da infância se entrelaçam em harmonia.