Adélia Clavien

Adélia Clavien:
Empowerment

05/09/20 a 25/09/20

 

Um novo olhar para a questão feminina. Retratos que trazem até nós mulheres que têm se destacado nesse esforço milenar para proporcionar igualdade de direitos e oportunidades. Uma luta diária para que ninguém seja julgado por gênero, raça ou credo. Algumas dessas mulheres são famosas, mas pouco se fala sobre seu ativismo. Outras representam toda uma legião de batalhadoras anônimas que constroem, a cada dia, um mundo mais igual e menos injusto.

 

O Projeto “Empowerment” tem como objetivo despertar a consciência de que todos, sem exceção, independente de gênero, somos parte desse esforço por direitos e oportunidades. O que move essa jornada é o amor. Então, sem cometer o erro de combater violência com mais violência, Adélia nos lembra que é possível lutar sem deixar de lado a sensibilidade e a elegância. Mas as histórias que os retratos contam, deixam claro que não basta apenas desfilarmos um slogan numa camiseta. Ao homenagear mulheres que contribuíram para a causa, Adélia Clavien nos lança o desafio de contribuir com ações. Concretas.

É dessas ações que depende o mundo justo que queremos construir.  

"Ella Fitzgerald", ao se consagrar como “Rainha do Jazz” mostrou quão longe é possível chegar mesmo quando todas as probabilidades são negativas. Nascida em 1917, ela viveu num período em que o mundo era mais racista e as mulheres eram mais discriminadas do que hoje. Isso tudo agravado por uma infância de muita pobreza. Como se não bastasse, à morte da mãe se seguiu o abuso pelo padrasto.

Fácil de entender por quê em suas entrevistas ela não falava sobre a infância e a adolescência. Ainda assim, a fã de Connee Boswell fez da música seu caminho e brilhou desde a primeira apresentação no lendário Apollo Theater. Sempre se reinventando, Ella indicou caminhos para o Jazz. A imagem que Adélia Clavien nos traz vem com um sorriso contido e um olhar de quem viveu toda a dor que torna inconfundíveis o jazz e o blues.

Adélia traz o elemento musical ao contexto de “Empowerment!” com alguém que venceu enormes barreiras raciais e sempre se preocupou em proporcionar oportunidades para os menos afortunados. Essa parceira de Louis Armstrong é mais um exemplo a seguir na construção desse “wonderful world”.

 

 

Subscribe to our newsletter

© 2019 Marisa Melo

São Paulo - Brasil 

e-mail: contato@marisamelo.com

+55 (11) 99724 0909

SIGA-NOS

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Facebook Clean
  • Branca Ícone Instagram