top of page

Mecenas da Arte

3B139DE4-4CFD-4B21-8DB9-22B97A34390B.PNG

MECENAS DA ARTE APRESENTA:
O ARTISTA E SUA ARTE, UMA PRECE INACABADA.

Com o propósito de levar mais cultura para o centro de São Paulo, a UP Time Art Gallery, galeria itinerante paulistana, realizou o vernissage da mostra individual “O artista e Sua Arte, uma Prece Inacabada!”. O evento, que aconteceu no Shopping Light, localizado no centro da capital paulista, contou com a presença do artista Alex Carrari e de Marisa Melo, curadora artística e fundadora da galeria, além de outros convidados. Gratuita, a exposição traz obras expressionistas que retratam personagens que passaram por dores e angústias da existência e que, de maneira poética, têm a aparência de suas almas. Aberta ao público, a exposição fica em cartaz até 11 de outubro.

                                                    CURATORIAL

 

Sendo a arte uma forma de comunicação que transcende as barreiras da linguagem, ela carrega o propósito da conexão com a alma humana. Pensando, então, em proporcionar uma oportunidade do público se conectar com a essência da arte, além de mergulhar em um mundo de profundas conexões e sentimentos, a UP Time Art Gallery estreia sua nova exposição, “O artista e Sua Arte, uma Prece Inacabada!”. Com obras do artista Alex Carrari, a mostra individual é uma realização do projeto Mecenas da Arte em parceria com o Shopping Light, localizado no centro da capital paulista, onde a mostra fica em cartaz de 02 de setembro até 11 de outubro. Com a curadoria artística de Marisa Melo e realizado pela UP Time, o projeto visa promover o valor cultural dos artistas plásticos por meio do apoio e arrecadação de fundos, como forma de incentivo à cultura nacional.


Gratuita e aberta ao público, a exposição traz obras expressionistas que retratam personagens que passaram por sofrimentos, dores e angústias da existência e que, de maneira poética, têm a aparência de suas almas. “Alex busca fazer com que seus personagens estejam permanentemente envolvidos em  fazer-se humanos, assim como uma prece inacabada. Em seus retratos, o artista deixa explícito os sentimentos de solidão e vazio, os quais exercem o papel de agentes impulsionadores para a criação de seus trabalhos”, explica Marisa Melo, curadora da mostra. Segundo ela, Carrari considera a arte como vocação messiânica e entende que seu trabalho é uma forma de transcender a realidade cotidiana para alcançar um nível mais profundo de compreensão. “Ele acredita que o artista está em constante transformação, assemelhando-se a uma obra inacabada, ou seja, um rascunho em processo de vir e ser”, complementa Marisa, que também é fundadora da galeria itinerante responsável por representar artistas do Brasil e do exterior. 

Formado em Teologia, o artista carrega a leitura bíblica, o fascínio pela arte paleocristã e bizantina, além da Teologia Mística como as principais influências para a realização de seus trabalhos, que são inspirados na filosofia existencialista e no expressionismo europeu, em especial o alemão. Nascido no Paraná, Alex foi morar na cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo, ainda na infância, época em que já demonstrava interesse pela leitura e pelo universo das artes plásticas, quando começou a produzir desenhos aos oito anos de idade. Com o passar dos anos, o interesse pela pintura foi desenvolvido e aprimorado, levando-o por um caminho filosófico e visual, o qual deu sustentação conceitual e estética para suas obras até hoje.


“Para Alex, a arte é uma forma de conexão com o divino e de expressão de nossas almas. Ela nos permite enxergar a realidade do mundo sob as camadas do normal e do comum. O artista é um operador durante a gestação de uma imagem, assemelhando-se aos xamãs do período paleolítico, quando pintavam as paredes do interior das cavernas”, discorre a curadora. “Esta exposição traz o conceito de que a imagem deve religar os dois mundos, material e espiritual, além de proporcionar ao espectador a experiência de ser testemunha de uma realidade complexa e indivisível”, finaliza Marisa.

PARTICIPE DO PROJETO MECENAS DA ARTE

 

Assine o nosso site, envie o seu portfólio para: contato@marisamelo.com e aguarde aprovação

bottom of page